Lula fala e deixa no ar polémica sobre liberdade de imprensa em Angola
Redigido por joaodesouzadubai on 01/11/2022
O presidente brasileiro Luís Inácio Lula da Silva deixou, após sua visita oficial, grande polémica em Angola na sequência das suas declarações sobre o trabalho dos jornalistas angolanos.
Círculos jornalísticos independentes atribuem a Lula declarações que reconhecem o estado que consideram “mórbido” do jornalismo angolano.
Falando em conferência de imprensa conjunta em Luanda com o chefe de estado angolano, o presidente Lula afirmou que os jornalistas angolanos se comportaram mansamente, supostamente pela presença do seu homólogo angolano, o general João Manuel Gonçalves Lourenço.
“É contrário no Brasil onde os jornalistas são mais acutilantes e questionam mais”, disse Lula aos jornalistas angolanos que quase não colocaram questões.
À imprensa local, jornalistas e comentadores independentes consideram que o Lula satiricamente conseguiu enxergar o estado doentio da liberdade de imprensa no país africano.
Frequentemente, grupos da sociedade civil e dos direitos humanos falam de censura e uma repressão aos jornalistas e à liberdade de imprensa, com sérias interferências no trabalho dos profissionais e no acesso às fontes aos jornalistas independentes em Angola.
Visita após cupula dos BRICS
Luís Inácio Lula da Silva esteve em Angola em visita oficial de dois dias na retoma das relações quase cortadas durante o polémico mandato do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro.
Os dois países têm já, igualmente, trabalhado para o reforço e aprofundamento do seu relacionamento no âmbito da CPLP, com realce para as questões dos acordos de mobilidade, facilitação de investimento e eliminação da dupla tributação, segundo revelou a agência angolana de noticias Angola Press.
Ao nível das trocas comerciais, em 2022, Angola exportou 574 milhões de dólares (USD) ao Brasil (essencialmente petróleo) e importou 715 milhões USD daquele país (com os alimentos a liderarem o ranking).
No ano passado, a balança comercial foi negativa à Angola em 142 milhões USD.
Dados oficiais igualmente apontam que a dívida de Angola com o Brasil, que em 2018 rondava os 820 milhões USD, foi praticamente toda paga em 2019.